O consumo de bebidas alcoólicas sofreu um aumento significativo, não só pelos jovens, mas por toda a população brasileira, havendo um crescimento de 74%.
Uma pesquisa realizada revelou que o álcool é a droga mais consumida por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Entre os estudantes universitários também se evidencia um grande consumo de bebida alcóolica.
Muitos fatores são responsáveis por esse aumento, entre eles destaca-se o fato do álcool ser uma droga legalizada e possuir grande aceitação pela sociedade. Com isso, também é permitida a propaganda no rádio e na televisão, estimulando o seu consumo. Esse apelo publicitário é dirigido diretamente ao público jovem, associando o consumo do álcool ao sucesso, ou seja, induzindo que qualquer tipo conquista realizada pelo jovem deverá ser comemorada com o uso do álcool.
Com o intuito de diminuir o uso de álcool por jovens, a legislação proibe a venda deste produto para menores de 18 anos. No entanto, muitos desrespeitam essa lei facilitando o acesso ao álcool.

Os riscos do consumo precoce do álcool estão principalmente vinculados a acidentes e violência. Consequentemente, é a droga que mais causa danos à sociedade, sendo responsável por mais de 90% das internações hospitalares por dependência.
Com base nos dados descritos acima, nota-se que o consumo de álcool por qualquer população já é um fator grave, mas o consumo precoce é mais preocupante ainda, pois a bebida alcoólica está presente em grande parte da vida dos jovens, e seu uso abusivo acarretará problemas futuros, pois a pessoa poderá apresentar diversos problemas de cunho físico, psicológico ou social e até mesmo ficar dependente.
Referências :
Google Imagens
Muito legal o texto e as imagens. Em partes, o texto juntamente com a charge mostrou que o álcool esta ligado diretamente com diversão, ou seja, que para se divertir é preciso beber. Qual a opinião de vocês sobre isso?
ResponderExcluiralém dos eventos,padarias,supermercados,entre outros, muitas vezes desrespeitar a lei de proibição da venda de bebidas alcoolicas para menores de 18 anos...há também o meio deste conseguirem bebidas alcoolicas com os maiores de idade, o que nos faz perceber que esta lei não funciona muito no nosso país,porque se algum lugar respeita a lei,o menor de idade irá em outro que não respeita ou em busca de alguem que compre para ele...talvez seja falta de uma fiscalização maior e mais rigorosa?
ResponderExcluirA questão de uma maior fiscalização com certeza é válida para impedir muitos casos de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Essa atitute melhoraria a questão da venda propriamente dita. O problema é que a aquisição desses produtos por maiores de 18 anos é válida, e a fiscalização não conseguiria verificar o destino da bebida, e isso com certeza não é um problema só do Brasil.
ResponderExcluirAliás, muitos pais são os primeiros a introduzir o álcool na vida de seus filhos adolescentes, mesmo que seja para experimentar. Isso é um fator que dificilmente se controla, visto que os pais são os responsáveis e "sabem o que é melhor para seus filhos". Portanto, acreditamos que o aumento na fiscalização e a conscientização das pessoas são, de fato, o único modo de melhorar o problema.
Não acreditamos que para se divertir é necessário beber. Aliás, a bebida é equivocadamente associada à diversão. O dito "beber socialmente", que seria nada mais do que desfrutar de uma boa bebida, traz prazer, do mesmo modo que uma boa comida, por exemplo. Nesse sentido, a diversão pode ser atribuída à bebida. O problema é o excesso, que faz as pessoas se prejudicarem e prejudicarem os outros. Esse excesso é motivo de "fim de festa" para quem bebeu e para quem está junto. Longe de ser divertido, não?
ResponderExcluirQuanto às charges, assim como a maioria delas, o intuito é satirizar o conceito popular de que a bebida é pré-requisito para a diversão, mas como todas as sátiras, pode ser mal interpretada e causar a impressão de que a real intenção do desenho é de fato mostrar essa ligação entre bebida e diversão.