quarta-feira, 6 de abril de 2011

O CRESCENTE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS

O consumo de bebidas alcoólicas sofreu um aumento significativo, não só pelos jovens, mas por toda a população brasileira, havendo um crescimento de 74%.
Uma pesquisa realizada revelou que o álcool é a droga mais consumida por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Entre os estudantes universitários também se evidencia um grande consumo de bebida alcóolica.
     Muitos fatores são responsáveis por esse aumento, entre eles destaca-se o fato do álcool ser uma droga legalizada e possuir grande aceitação pela sociedade. Com isso, também é permitida a propaganda no rádio e na televisão, estimulando o seu consumo. Esse apelo publicitário é dirigido diretamente ao público jovem, associando o consumo do álcool ao sucesso, ou seja, induzindo que qualquer tipo conquista realizada pelo jovem deverá ser comemorada com o uso do álcool.

     Com o intuito de diminuir o uso de álcool por jovens, a legislação proibe a venda deste produto para menores de 18 anos. No entanto, muitos desrespeitam essa lei facilitando o acesso ao álcool.
     O álcool tem uma grande popularidade entre os jovens devido aos efeitos iniciais causados pelo uso deste. Entre eles destacam-se euforia e desinibição. No entando, os efeitos tardios não são levados em conta, como a depressão do sistema nervoso central, caracterizada por sonolência e sedação. Os problemas gerados pelo uso do álcool podem ser gerados tanto pelos efeitos primários quanto pelos secundários, pois pode haver uma perda de percepção pela euforia ou diminuição da coordenação motora ou da capacidade de reação, recorrente do efeito depressivo.
     Os riscos do consumo precoce do álcool estão principalmente vinculados a acidentes e violência. Consequentemente, é a droga que mais causa danos à sociedade, sendo responsável por mais de 90% das internações hospitalares por dependência.
     Com base nos dados descritos acima, nota-se que o consumo de álcool por qualquer população já é um fator grave, mas o consumo precoce é mais preocupante ainda, pois a bebida alcoólica está presente em grande parte da vida dos jovens, e seu uso abusivo acarretará problemas futuros, pois a pessoa poderá apresentar diversos problemas de cunho físico, psicológico ou social e até mesmo ficar dependente.



Referências :

Google Imagens